Onde dá a Bola?

Artigo de Opinião

Quer escrever artigos de opinião? Contacte-nos aqui!.

As "prendas" de Jorge Jesus

Mercado de Inverno Liga NOS

As "prendas" de Jorge Jesus

Jorge Jesus confessou numa conferência de imprensa recente que tinha pedido ao presidente do Sporting duas ou três prendas de Natal referindo-se a dois ou três ajustes que acha necessário para reforçar o plantel leonino.

Ao que parece o clube respondeu positivamente e segundo as notícias recentes é mesmo de reforços que estamos a falar.

A confirmarem-se as três notícias que têm circulado com mais insistência (sem vendas de relevo claro) penso que podemos estar na presença do melhor plantel do Sporting dos últimos anos e talvez mesmo o melhor do campeonato actual.

Começamos com Marcelo, defesa central do Rio Ave desde 2011, brasileiro de 28 anos com várias épocas de bom nível na nossa liga. Conhece o campeonato como poucos e tem qualidade mais do que suficiente para lutar por um lugar no onze, mesmo numa equipa com Coates e Mathieu a um bom nível. Vamos ver os números deste ano:

Marcelo está mesmo no meio dos dois concorrentes directos ao lugar, o que pode tornar a luta por lugar no onze muito interessante e é importante sobretudo para não sobrecarregar Mathieu com minutos a mais. Destaco ainda o facto de na temporada passada (a primeira vez que usei estes dados para criar o ranking) Marcelo ficou novamente no top 10 com 7.25 de pontuação final o que demonstra resiliência e regularidade que são tão importantes neste tipo de posição.

Depois, ainda do Rio ave, temos Rubén Ribeiro que tem actuado como extremo ou como médio ofensivo e faz as duas posições com muita qualidade. Tem 30 anos e demonstrou sempre que podia dar mais do que dava, pareceu sempre que a parte do cérebro que controla as emoções não acompanhava o brilhantismo da parte do cérebro para tomada de decisão, no entanto nas últimas temporadas parece que a idade lhe trouxe a tranquilidade que precisava para explanar o ser jogo.

Novamente um jogador do top 10 nacional e que é claramente prejudicado pelo facto de jogar em mais do que uma posição uma vez que os critérios variam de posição para posição (no template de extremo esquerdo fica em 9º). A luta por um lugar no onze fica mais difícil no caso de Rubén Ribeiro uma vez que os extremos Acuña e Gélson estão francamente bem e Bruno Fernandes como 8 tem estado fantástico. Haveria ainda a hipótese de segundo avançado, mas a terceira prenda, caso se concretize será dona e senhora do lugar. No entanto Ruben será um suplente de luxo, muito importante em jogos contra adversários muito fechados onde a criatividade é fundamental para desmontar blocos defensivos, sobretudo pelo corredor central onde Rubén é fortíssimo.

Para o fim a prenda mais apetecível, Luciano Vietto, Argentino de 24 anos, com um potencial tremendo que deve chegar por empréstimo do Atlético de Madrid. Em Madrid nunca foi utilizado de forma regular mas conta já com 1238 minutos na liga e 296 na Champions nas duas épocas que fez no Atlético nos quais conseguiu 2 golos e 4 assistências. No entanto se olharmos para as épocas onde foi mais utilizado (primeiro no Villareal e na época passada no Sevilha) os números sobem em flecha, com 25 golos e 10 assistências. Para além dos números fica a certeza de estarmos na presença de um dos melhores jogadores da liga que vai trazer ao Sporting um segundo avançado rápido e criativo que Bas Dost e a equipa precisam.


Reportar artigo?

Comentários


<- Voltar