Onde dá a Bola?

Artigo de Opinião

Quer escrever artigos de opinião? Contacte-nos aqui!.

xG: Liga NOS 2018-2019 - Jornada 1

Expected goals (xG) de todos os jogos da Jornada 1

xG: Liga NOS 2018-2019 - Jornada 1

No final da época passada falámos aqui de um conceito estatístico cada vez mais na moda no mundo do futebol: expected goals (xG).

Esta época, em conjunto com o Ranking individual que temos vindo a apresentar, vamos explorar um pouco mais os xG e a forma como estes explicam melhor o que se passou no jogo do que por exemplo número de remates, percentagem de posse de bola e até mesmo os golos. Sim, muitas vezes a equipa que marca mais golos não é a que faz mais para merecer tal desfecho, porque erros individuais, o árbitro ou a sorte, podem ditar que o resultado seja diferente do que cada equipa "merece" por aquilo que cria durante os noventa minutos.

SL Benfica - V. Guimarães: Vitória justa dos encarnados que apesar de terem falhado uma grande penalidade (0,78 xG) conseguiram criar o suficiente para ganhar o jogo. O Vitória de Guimarães, sem criar muito fez dois golos, mas o resultado não se alterou.

V. Setúbal - D. Aves: Resultado justo e bastante próximo dos golos esperados.

Tondela - Belenenses: Um dos resultados mais injustos da primeira jornada O Tondela teve oportunidades suficientes para fazer um golo ou até dois. Pelo menos o empate era justo para a equipa da Beira. O Beleneses beneficiou da grande finalização de Fredy de primeira num remate com cerca de 0,16 xG.

FC Porto - D. Chaves: Sem espinhas. Equipa que mais criou contra equipa que menos produziu. Se eram 4 ou 5 é a única dúvida.

Marítimo - Santa Clara: A vitória fica na ilha certa mas podia ter havido mais um golo para cada lado.

Feirense - Rio Ave: Vitória justa talvez com uma diferença de golos exagerada. Nota para a pouca capacidade de criação do Rio Ave que foi uma das melhores equipas da época passada. A rever.

Moreirense - Sporting CP: Vitória justa dos leões que tentam recompor-se do final de época trágico. Sem o penalty de Bas Dost (falta sobre Jovane Cabral) as oportunidades ficavam muito semelhantes, mas ainda assim o suficiente para ganhar o jogo.

Sp. Braga - Nacional: Jogo com mais golos e jogo com maior xG da jornada. Vitória justa do Braga que continua a criar muito sendo que desta vez permitiu demasiado ao adversário, mesmo retirando o penalty do Nacional.

Portimonense - Boavista: O resultado mais injusto da jornada. Parte dos xG da equipa da casa (~0,78) deve-se ao penalty falhado por Bruno Tabata mas ainda assim os algarvios criaram mais que o Boavista que com apenas 0,5 xG consegue fazer dois golos: um golaço de David Simão e um nos 93 minutos de jogo quando o Portimonense estava completamente balanceado no ataque.

 


Reportar artigo?

Comentários


<- Voltar