Onde dá a Bola?

Artigo de Opinião

Quer escrever artigos de opinião? Contacte-nos aqui!.

xG: Liga NOS 2018-2019 - Jornada 2

Expected goals (xG) de todos os jogos da Jornada 2

xG: Liga NOS 2018-2019 - Jornada 2

Na segunda jornada do Liga NOS as equipa criaram piores chances (27.37 J1 vs 25.53 J2) mas fizeram mais golos (28 J1 vs 30 J2), o que não vai acontecer muitas vezes. Olhando para os números isto deve-se sobretudo a um jogo atípico: Santa Clara - SP. Braga, que com 6 golos marcados, teve apenas 2.4 xG.

 

Aves - Tondela: Sorte do Tondela que em 2 finalizações de 0.15 xG e 0,03 xG consegue dois golos. O Aves fez o suficiente para ganhar o jogo. O Tondela acaba por recuperar um ponto que justificou na semana passada onde foi particularmente infeliz.

Chaves - Portimonense: Resultado justo na vitória e no número de golos. Primeira vitória do Chaves e o Portimonense ainda sem pontos nesta Liga.

Boavista - Benfica: Vitória justa do Benfica mas pouca produção ofensiva dos encarnados. Valeu a coesão defensiva que permitiu poucas oportunidades ao Boavista.

Sporting - Setúbal: Vitória justa do Sporting que produziu um pouco mais que os sadinos, mas muita atenção à quantidade de oportunidades concedidas em casa contra um adversário de valia bastante inferior. A rever para Peseiro.

Nacional - Moreirense: Nacional azarado com penalty falhado aos 94' que lhes daria um ponto importante. Mesmo sem o penalty os insulares mereciam pelo menos o empate uma vez que criaram mais que os de Moreira de Cónegos.

Rio Ave - Marítimo: Resultado injusto, pelo menos o empate era merecido para o Marítimo. Se retirarmos das contas o penalty marcado pelo Marítimo ficavam ainda com cerca de 1.5 xG que foi muito próximo do que criou a equipa da casa.

Belenenses - Porto: Foi no último minuto do jogo e num penalty bastante infeliz, mas acaba por ser merecido se olharmos para o que cada equipa criou. A diferença não é grande (ambas com um penalty) mas é suficiente para merecer os três pontos.

Santa Clara - Braga: Se pensarmos que o Braga ao intervalo ganhava por 3-0 e o Santa Clara empatou na segunda parte, pode parecer que houve alguma sorte ou azar de algum dos lados. No entanto os golos esperados dizem-nos que o empate é justo, não sendo pelos números que foi.

Guimarães - Feirense: O resultado mais justo seria o empate ou se alguém vencesse seria justo que fossem os vimarenenses. De realçar a pouca produção ofensiva da equipa de Luís Castro que nos habituou a que as suas equipas dominassem o jogo e criassem muito mais. Com o Chaves também demorou a arrancar mas ficou num histórico 6º lugar, vamos ver.


Reportar artigo?

Comentários


<- Voltar