Onde dá a Bola?

Artigo de Opinião

Quer escrever artigos de opinião? Contacte-nos aqui!.

xG: Liga NOS 2018-2019 - Jornada 4

Expected goals (xG) de todos os jogos da Jornada 4

xG: Liga NOS 2018-2019 - Jornada 4

Após mais uma longa paragem daquela que só se vêm no nosso campeonato - 3 semanas! - eis que já estamos todos a contar os dias para os jogos a sérios que se avizinham: competições europeias durante a semana e Liga NOS já a partir de sexta-feira. Antes disso, vamos espreitar as performances colectivas das equipas Liga NOS na 4ª jornada.

Chaves - Braga: Apesar do bom início de campeonato do Braga, na quarta jornada os arsenalistas acabaram por ganhar com alguma sorte. O empate seria bastante mais justo para a equipa do Chaves que em casa, continua bastante forte.

Guimarães - Tondela: O empare era mais justo para os da Beira. Já aqui falámos da fase inicial das equipas de Luís Castro que costumam ser um pouco lentas no arranque. Vamos ver quando "metem a segunda".

Belenenses - Setúbal: Empate justo para duas equipas que criaram menos do que pouco...

Santa Clara - Boavista: Impressionante arranque dos açorianos com 5 pontos em 4 jogos. Esta vitória pode parecer injusta para o Santa Clara, mas se tivermos em conta que 2 dos golos foram apenas com o guarda-redes pela frente e após cruzamento, percebe-se que o nosso algoritmo ainda precisa de amadurecer. A imagem seguinte mostra a situação de finalização de um desses lances que foi classificado com xG de 0.15 pelo nosso modelo, que é substancialmente menos do que a oportunidade vale na realidade uma vez que não há oposição para além do guarda-redes e ainda por cima o cruzamento é feito na perfeição com a bola a rolar pelo chão.

Sporting - Feirense: Apesar da boa resposta, em termos de organização defensiva do Feirense, a vitória é justa para os leões. Podiam ter sofrido um golo, é verdade, mas podiam ter marcado 2 ou mais.

Aves - Marítimo: Vitória justa mas se o Aves tivesse empatado o jogo não seria nenhum escândalo.

Rio Ave - Portimonense: Os algarvios mereciam o empate e melhorar o arranque pouco fugaz da equipa de Folha.

Nacional - Benfica: A vitória não pode ser contestada, mas os números são bastante exagerados. A equipa da madeira tem mostrado organização  mas a qualidade individual é duvidosa.

Porto - Moreirense: Vitória certa e os números reflectem mais ou menos aquilo que cada equipa criou.


Reportar artigo?

Comentários


<- Voltar