Onde dá a Bola?

Artigo de Opinião

Quer escrever artigos de opinião? Contacte-nos aqui!.

Os melhores de 2017: Ranking "Onde dá a bola"

Guarda-redes

Os melhores de 2017: Ranking "Onde dá a bola"

Hoje começo uma série de posts (demorada, o modelo ainda está em construção para algumas posições) onde apresento rankings, por posição, dos jogadores da Primeira Liga Portuguesa 2016-2017. Começo com os Guarda-redes e vou sempre explicando o racional para a pontuação em cada posição bem como a minha opinião em relação às pontuações. Este ranking diz respeito apenas aos jogos do campeonato português desta temporada e abrange apenas jogadores com pelo menos 900 minutos jogados, para que os resultados tenham alguma relevância estatística.



As primeiras duas posições são bastante óbvias e totalmente merecidas. Rui Patrício e Ederson fizeram excelentes épocas e é natural que estejam no top. Alguma surpresa na terceira posição, ocupada por Cássio do Rio Ave que conseguiu ficar à frente de Iker Casillas. Curioso o facto de os dois guarda-redes do Marítimo terem jogado muitos minutos e terminarem a época com pontuações muito semelhantes. Estes resultados justificam de alguma forma as escolhas de Daniel Ramos, dando oportunidade aos dois para jogar na prova mais importante.

O modelo está longe de estar perfeito até porque os dados são escassos e alguma informação (técnica e táctica) ainda não está quantificada e disponível. Quando falamos de guarda-redes é ainda mais complicado criar um modelo para classificar performances. A capacidade decisional desta posição é fundamental e decisiva e é muito difícil de quantificar, o que desvirtua sempre os resultados de um modelo deste tipo. No entanto, na minha opinião, é preferível um modelo com debilidades do que não ter uma forma rápida de comparar jogadores da mesma posição.

Os primeiros oito valores definem a capacidade defensiva do guarda-redes, enquanto os outros três compõem a capacidade ofensiva do guarda-redes. Os campos "Duelos" (bolas disputadas no ar), "Seguras" (bolas aéreas seguras), "Hesitações" (nas saídas aos cruzamentos) e "Bolas Largadas" dizem respeito ao jogo aéreo em que o guarda-redes esteve envolvido. Os três atributos seguintes são mais colectivos do que individuais. O número de defesas que um guarda-redes efectua está relacionado com a capacidade que a equipa tem de defender e o mesmo se passa com os "0 golos" (jogos sem sofrer golos) e com os golos sofridos. Os "Passes Longos" e "Passes Curtos" são relativos à percentagem de sucesso enquanto a "% Passes Curtos" representa a percentagem de passes curtos que o guarda-redes efectuou em comparação com o total de passes efectuados por este (curtos + longos). Este último parâmetro é muito influenciado pelo modelo de jogo da equipa onde está integrado o guarda-redes (as equipas maiores tendem a jogar mais vezes curto desde o guarda-redes).

À primeira vista, Ederson pode melhorar o jogo aéreo onde ficou sempre atrás de Patrício. O golo sofrido no jogo de ontém na final da Taça parece apontar no mesmo sentido. Com a margem de progressão que o brasileiro tem é fácil de prever que estes valores vão melhorar nas próximas épocas, desde que continue a jogar com esta regularidade. Casillas ficou um pouco abaixo do esperado também no jogo aéreo e na percentagem de passes curtos que nem sempre são da responsabilidade do guarda-redes uma vez que pode ser decisão do treinador. Bruno Varela, com 22 anos, foi a revelação desta temporada e se continuar a jogar a este nível vai certamente atingir patamares mais elevados e chegar a um clube com outras ambições.

Para finalizar, falta explicar que todos os valores são calculados utilizando uma recta que passa pelo máximo e o mínimo de cada um dos parâmetros nos últimos 4 anos (não tenho dados anteriores com fiabilidade suficiente), sendo que o mínimo equivale a 0 pontos e o máximo a 10 pontos. Os dados estão disponíveis em vários sites (squawka, whoscored, etç) e são recolhidos pela Opta.

O que dizem da primeira "fotografia" do modelo? Está de acordo com as vossas espectativas? Há surpresas? Digam de vossa justiça nos comentários.


Reportar artigo?

Comentários


<- Voltar