Onde dá a Bola?

Artigo de Opinião

Quer escrever artigos de opinião? Contacte-nos aqui!.

SL Benfica interessado em central do D. Chaves Nikola Maras

Liga NOS - Mercado de transferências

SL Benfica interessado em central do D. Chaves Nikola Maras

No final do mês passado surgiram notícias na comunicação social referindo que o SL Benfica estaria interessado no central sérvio do D. Chaves, Nikola Maras de 21 anos. Algumas fontes referiam apenas que o Benfica estaria a observá-lo, o que é compreensível, espera-se que um clube desta dimensão observe todos os jogadores de todos os clubes do ser campeonato...

Em relação ao interesse do Benfica num jovem de 21 anos, internacional sérvio, é natural uma vez que o modelo de negócio dos nossos clubes assenta em comprar potencial, dar minutos e exposição mediática e vender mais tarde com mais-valias, os jogadores que de facto cumprirem o seu potencial. Posto isto fui espreitar os números de Maras nesta temporada para tentar perceber se há alguma hipótese do sérvio poder vir a fazer parte do plantel encarnado nos tempos mais próximos.

Antes de mais é importante referir que a amostra é ainda muito pequena o que pode enviesar a análise, mas temos que trabalhar com o que temos. Nesta época Maras foi titular em 4 jogos e estreou-se no jogo no Dragão com a derrota por 3-0 uma vez que só foi contratado na semana anterior. Vinha com o ritmo de 7 jogos como titular na liga sérvia (que começou a 22 de Julho) e agarrou a titularidade imediatamente.

Em relação aos números dos 4 jogos na nossa liga não são muito animadores. Se compararmos, por exemplo, com Ruben Dias (central do Benfica, jovem de 20 anos e com um potencial tremendo) o central português ganha em quase todos os aspectos. Tem ainda menos tempo de jogo do que o sérvio (apenas 180 minutos) e isso obviamente dificulta tudo, mas ainda assim é relevante que o sérvio tenha estatísticas piores do que todos os centrais do plantel encarnado. O sérvio ganha em remates bloqueados (1,9 por 90 minutos contra 0 de Ruben Dias) em todos os outros indicadores o português fica à frente. No global Ruben Dias tem uma pontuação de 6.77 e o Nikola Maras tem 5.54. Mesmo quando comparados com os restantes centrais do D. Chaves o sérvio fica atrás de Nuno Coelho, Domingos Duarte e Victor Massaia. Na última jornada (depois das notícias do interesse encarnado), a prestação do sérvio foi bastante mais satisfatória e foi mesmo o quinto melhor central da semana, com uma pontuação de 6.54. Vamos estar atentos e perceber se com a adaptação as coisas melhoram.

Pode ser que o Benfica esteja de facto interessado e o negócio avance, mas será certamente para emprestar (estratégia de negócio muito na moda e que foi aprendida com o FC Porto, que o faz há muitos anos) e dificilmente será para manter no plantel.


Reportar artigo?

Comentários


<- Voltar