Onde dá a Bola?

Artigo de Opinião

Quer escrever artigos de opinião? Contacte-nos aqui!.

A vida de treinador!

o ciclo vicioso...

A vida de treinador!

A vida de treinador…

Haverá profissão mais ingrata, e ao mesmo tempo mais apaixonante que a de treinador?

É possível que haja, mas sinceramente não me ocorre assim de repente nenhuma que seja tão curta e madrasta como a de treinador, quer profissional, que amador, porque um treinador, na sua mais pura essência, é sempre isso mesmo. Um treinador!

Quando se chega a um clube, equipa nova, todas as esperanças, e olhos estão depositados no homem que está sentado no banco.. ganha-se, jogando bem ou mal, e então se estiver a “jogar bonito”, são os maiores...” Há muito que devíamos ter contratado um treinador assim”…“isto sim é que é jogar á bola”… vê-se bem que os jogadores estão com ele”…

Ou quando se “pega” numa equipa, em que os resultados são maus, e o plantel fraco… a culpa é sempre do treinador, porque não consegue que a equipa jogue. E ninguém se questiona, se os jogadores trabalham nos treinos, se querem realmente inverter a situação. E lá entra um, sai outro… a roda do costume. Isto é desde de sempre a nossa mentalidade, porque será sempre mais fácil trocar, 1, que trocar 25. Ao melhor estilo português, que temos sempre o habito de copiar e adotar modas estrangeiras, poderíamos copiar o estilo, e habito inglês.. Reparem por norma, quantos anos fica um treinador em Inglaterra, á frente de uma equipa, mesmo que não ganhe sempre, ou quase sempre !

E quando se vive uma onda de euforia, porque se ganha, 3,4,5 vezes seguidas, e lá vem o primeiro dissabor, a primeira derrota…, e aí vem a tal injustiça,.. Coloca-se tudo em causa, “o gajo não presta..” “..miséria de jogo..” “.. mandem o gajo embora, enquanto é tempo”.. mas lá está: é a vida de treinador! A bola bate não sei quantas vezes na barra, na trave, o jogador falhou não sei quantos lances em frente ao guarda redes, o defesa faz um disparate que resulta em golo.., mas a culpa será sempre do treinador.. lá está: é a vida de treinador !

Casos muito específicos no nosso futebol, como Jorge Jesus, Rui Vitoria, Bruno Lage, Sérgio Conceição, Leonel Pontes, ou mesmo José Mourinho.. entre muitos mais que poderia enumerar, todos eles passaram, ou estão a passar pela aquela tal.. vida de treinador ! Ontem eras o maior, e o melhor, hoje és uma besta, e o pior treinador do mundo ! E depois... é a vida de treinador!

Quem abraça esta profissão tem a perfeita noção desta vida, porque quando se ganha, o mérito será sempre dos jogadores, e quando se perde, a culpa será sempre do treinador, e todo o treinador que respeitar este pensamento…apesar de injusto, será sempre um treinador de sucesso ! Porque o único que quer sempre, mas sempre ganhar..é o treinador ! E dos treinadores do futebol amador, das distritais e Inatel..que é uma realidade completamente diferente, embora os princípios sejam rigorosamente os mesmo, falaremos num outro artigo !

 

Pedro Mendes


Reportar artigo?

Comentários


<- Voltar