OndeBola - Onde dá a Bola?

Artigo de Opinião

Quer escrever artigos de opinião? Contacte-nos aqui!.

A desorientação do VAR

Vídeo Arbitro - Sem rumo

A desorientação do VAR

O vídeo arbitro (VAR), foi possivelmente das melhores estratégias, e invenções para melhorar, acima de tudo a verdade desportiva do jogo de futebol. Quando se pensou, ter-se-ia a perfeita convicção, que seria uma forma, de uma vez por todas, de se acabar com as tão habituais, e famosas discussões de lances de arbitragem. E como é nosso apanágio, quisemos ser dos primeiros a implementar, essa nova e revolucionária tecnologia no nosso futebol. Antes mesmo de Inglaterra, de Alemanha, ou mesmo Itália, por exemplo. O problema, foi de que, se esqueceram de preparar os senhores árbitros para o que iriam ter que saber lidar. Não me parece que tivesse havido muito tempo de preparação, adaptação e treinamento, com esta nova realidade.  Ninguém veio como devia de explicar, tanto aos agentes desportivos, como ao mais comum dos adeptos, onde e como é que o VAR pode interferir no jogo. Ou seja, todas as semanas, são polémicas, atrás de polémicas sobre o trabalho do árbitro. Porque devia de ter expulso. porque devia de ter marcado fora de jogo, porque não marcou penalti, e no meu entender, ainda se ficou pior do que aquilo que estávamos.

Os árbitros deviam ter sido preparados, de haver um tempo de experiência de toda a gente, e não de repente.. impor-se, e depois logo se vê como corre. Outra norma que se podia pensar, era os árbitros poderem esclarecer o seu ponto de vista no final dos encontros, explicarem por assinalaram, ou não assinalaram este, ou aquele lance, para desta forma, também ficarmos a perceber, como o juiz da partida viu o “tal lance polémico”, e muito possivelmente iria-se mudar, igualmente a nossa opinião em relação a isto tudo.

Se os treinadores, expõem os seus pontos de vista, os jogadores fazem a sua análise, pergunto eu, porque razão o arbitro, que é um interveniente do jogo, não o pode e deve fazer? Aliado a isso tudo, e repito, na minha mera opinião, existem árbitros na 1ºLiga, que muito sinceramente, não têm qualidade para tal, são erros atrás de erros, e em vários jogos. Deem condições aos árbitros, se já não as têm, para que se possam treinar mais e melhor, e desta forma, estarem muito mais preparados para os jogos, porque meus amigos…, de não profissionais, só têm mesmo o nome.

Feliz Natal para todos!


Reportar artigo?

Comentários


<- Voltar