Onde dá a Bola?

Artigo de Opinião

Quer escrever artigos de opinião? Contacte-nos aqui!.

Inglaterra - Boxing Day

O mundo à parte do futebol inglês...

Inglaterra - Boxing Day

 Enquanto quase por toda a Europa, o futebol pára, em Inglaterra joga-se o tradicional futebol entre o Natal e a Passagem de Ano, e se por cá era impensável tal acontecer, em terras de Sua Majestade era impensável isso não acontecer.
Mas o que é o Boxing Day?

 O que faz o povo inglês sair de casa e encher estádios de futebol no dia a seguir ao Natal?

 Pois é meus amigos, tradição é tradição e os britânicos seguem à letra essa mesma tradição que acontece todos os anos desde 1860, tudo porque um clube de futebol que era o único que existia à data, não tinha adversários e os jogadores desse clube jogavam entre si, no tradicional " solteiros contra casados ", e foi assim até aparecer um segundo clube da mesma cidade, que se tornou rival e disputaram o primeiro jogo de futebol a 26 de Dezembro de 1860. O dia 26 Dezembro passou a ser feriado em todo o Reino Unido e assim todos os campeonatos de futebol profissionais e amadores jogam-se sempre no dia a seguir ao Natal, adaptando anos mais tarde essa tradição ao primeiro dia do ano novo. E assim, o futebol inglês não pára nesta época festiva, sendo já normal em Inglaterra as famílias, homens, mulheres e crianças encherem os Estádios de futebol, nascendo assim o Boxing Day.

 Sobre a Premier League disputada nestes dias, destaque para os jogos disputados na passada quinta feira, sexta feira, sábado e domingo, onde tivemos duas jornadas repletas de futebol espectáculo. Destacando as equipas onde estão os nossos portugueses, houve jogos para todos os gostos, golos, espectáculo, emoção e até polémica.
 No dia 26 jogaram-se várias partidas relativas à 19ª Jornada, com destaque para a vitória do líder Liverpool no terreno do Leicester do português Ricardo Pereira por 4 bolas a zero e da vitória do Tottenham de José Mourinho por 2-1 contra o Brighton. No dia 27 a equipa mais portuguesa de Inglaterra, com Rui Patrício, João Moutinho, Ruben Neves, Diogo Jota e Ruben Vinagre e o treinador Nuno Espírito Santo derrotaram o poderoso Manchester City de Bernardo Silva por 3 a 2 e ainda destaque para a vitória do Southampton de Cédric Soares no terreno do Chelsea.

 E porque o futebol não pára, nos dias 28 e 29 Dezembro, disputou-se a 20ª Jornada e o mesmo City de Bernardo Silva regressou ás vitórias vencendo em casa por 2-0 o Sheffield Utd, enquanto o português Wolves perdeu em Anfield Road por 1-0 num jogo com muita influência nas decisões controversas do VAR, que validou o golo do Liverpool e anulou um golo dos lobos.
 Quem tropeçou foi o Tottenham de José Mourinho no terreno do lanterna vermelha Norwich, cedendo um empate a duas bolas, enquanto o Leicester de Ricardo Pereira venceu por 2-1 no terreno do West Ham e o Southampton de Cédric Soares empatou em casa a uma bola frente ao Crystal Palace.

 No próximo dia 1 Janeiro, do novo ano, irá haver mais futebol em Inglaterra e para a 21ª Jornada temos jogos muito apetecíveis.
 Eis as seguintes partidas que pode acompanhar.

Southampton vs Tottenham
Watford vs Wolves
Manchester City vs Everton
Newcastle vs Leicester
Liverpool vs Sheffield Utd
Arsenal vs Man United
West Ham vs Bournemouth
Burnley vs Aston Villa
Brighton vs Chelsea

Bom feriado, bom ano, bom futebol a todos os leitores.
Na vitória ou na derrota, o importante é o fair play, o saber ganhar e o saber perder.
Feliz 2020.


Reportar artigo?

Comentários


<- Voltar