Onde dá a Bola?

Artigo de Opinião

Quer escrever artigos de opinião? Contacte-nos aqui!.

Coronavirus provoca suspensão das competições de Futebol

Pela saúde de todos nós...

Coronavirus provoca suspensão das competições de Futebol

Seguindo as directrizes da DGS - Direcção Geral da Saúde, todos os desportos com mais de 1000 pessoas assistir, numa primeira fase disputaram-se à porta fechada, mas vão ao que tudo indica ser mesmo suspensos por tempo indeterminado.

Assim sendo, Liga de Clubes nos Campeonatos Profissionais, Federação Portuguesa de Futebol nos campeonatos não profissionais e as respectivas Associações de Futebol Distritais decidiram suspender todas os campeonatos seniores e de formação. Veja aqui o comunicado da FPF sobre esta suspensão.

Importa explicar, que não só de futebol se trata, e assim sendo, também as modalidades de pavilhão foram também elas suspensas, porque isto trata-se de um caso de saúde pública, uma pandemia mundial.
Por cá, os amantes do desporto rei, mesmo desiludidos, aos poucos vão percebendo que este caso é mais grave do que ao principio parecia ser, e assim de um alarme social à depressão foi um passo curto.

Todos os clubes ao que nosso conhecimento chegou e foi público, impuseram os seus próprios planos de contingência, e assim suspenderam todas as actividades programadas para o dia a dia, como as visitas aos estádios, academias ou museus, treinos de futebol em todos os escalões de futebol e das modalidades.
Este é um problema que pode atingir todos sem excepção, desde o simples adepto aos atletas e os exemplos que chegam a Portugal vindo de outros lados da Europa, deixam-nos em alerta máximo, porque o mal não acontece só aos outros, mas a qualquer momento pode-se tornar incontrolável também no nosso país.

Portugal tem muito esta mania, o mal só acontece aos outros e como vimos à dias, foi ver o tuga apanhar sol na praia, enquanto por toda a Europa se aplica a quarentena, quase obrigatória.

De Itália, Espanha e Inglaterra chegam-nos os casos mais graves, por exemplo na Juventus de Cristiano Ronaldo, o seu colega Danielle Rugani está infectado, de Inglaterra, o treinador do Arsenal Mikel Arteta está infectado, ou seja, mais dia menos dia acontecerá o mesmo em Portugal, se os clubes não tomarem as medidas de prevenção. Mas não basta os clubes tomarem essas medidas, terá de ser, cada um de nós, seja atletas, dirigentes, leitores, escritores ou jornalistas a fazer o mesmo.

Ninguém está imune e embora os grupos de risco sejam os idosos, doentes com patologias respiratórias graves, doentes oncológicos, a verdade é que este vírus COVID 19 mata e tem matado por este mundo fora.

Mais prevenir que remediar... Veja aqui algumas recomendações para ligar com esta situação do vírus.

O ditado é velho, mas a realidade é actual.

ATUALIZAÇÃO (15/03/201): UEFA suspendeu os próximos jogos da Liga dos Campeões e Liga Europa.

ATUALIZAÇÃO (17/03/201):

  • UEFA adiou o Euro 2020 por um ano para 2021 devido ao vírus Covid-19!
    Esta competição será disputada num formato diferente, em várias cidades de vários países da Europa.
  • A CONMEBOL (Confederação Sul-americana de Futebol) adiou a Copa América de 2020 para o verão de 2001 devido ao vírus Covid-19! Esta competição será disputada na Argentina e Colômbia.

Texto por Filipe Simões


Reportar artigo?

Comentários


<- Voltar