OndeBola - Onde dá a Bola?

Artigo de Opinião

Quer escrever artigos de opinião? Contacte-nos aqui!.

Habemus Campeão !

Justo campeão !

Habemus Campeão !

Habemus campeão !!

Campeão encontrado! Apesar de ainda não ter terminado a época 19/20, e em jeito de analise do que foi e ainda há para jogar e decidir, posso concluir que temos um FcPorto justo campeão.   Foi a equipa, que com todos os condicionantes, desde plantel curto, limitações financeiras para contratar, problemas internos de balneário,  próprio de quem tem um treinador, com uma forma de estar muito vincadamente disciplinadora, e que começam no estágio de pre época, quando um dos seus capitães, foi convidado a abandonar esse mesmo estágio, com um adversário direto, que tinha tudo para voltar a ser campeão.  

Na Europa, vê as suas pretensões completamente fraudadas, chega a ter uma desvantagem pontual de 7 pontos para o seu interno rival, não começa bem este recomeço de competição, e acaba por ser campeão, portanto, repito com toda a justiça. O Benfica fica muito aquém das espectativas, quando tudo tinha para ser campeão, vê o seu adversário ir ganhando terreno, vai “afundando-se” nos seus próprios problemas, internos e externos, que foram fatais para que para o desfecho final, que todos os benfiquistas previam, mas que ninguém queria. Garante o 2º lugar, que lhe dará acesso a uma possibilidade de CL.

Um Sporting, cheio de problemas internos, ainda fruto do ataque a Alcochete, com um plantel claramente “mais pobre”, que os seus rivais, inicia de forma atabalhoada o campeonato, e vai perdendo terreno para o então líder Benfica, e Porto, que ficavam cada vez mais na frente. Em Março, faz a contratação de um treinador, mais cara da historia do futebol português, e quando no recomeço do campeonato, essa contratação começa a dar frutos, vendo um SCP, a jogar bem, a fazer pontos, conseguindo assustar o segundo classificado, sempre com um Braga, a “morder os calcanhares”, com um plantel este ano reforçado, com objetivos claros de atacar o pódio do futebol português, situação que ainda poderá ser possível. Mas com a sua habitual troca de treinadores, a equipa vai tendo alguma instabilidade, e perdendo pontos importantes.

A grande supressa deste ano, dá pelo nome de Fc Famalicão, que se mete numa luta, que não devia ser sua, mas que merecidamente, e matematicamente pode ainda chegar ao 4ºlugar. Famalicão, que com jovens jogadores, muitos deles vindos da formação, das academias, do seixal, dos olivais, com um treinador muito competente, formam uma equipa, que apresenta bom futebol, excelentes rotinas, e dinâmicas de jogo, movimentações quase perfeitas, e com jovens que poderão em breve deixar de ser meras promessas. Um Rio Ave, que já vem sendo um clube habitual nos lugares cimeiros, pode este ano conseguir uma Lia Europa, visto que o 5º lugar poderá garantir isso mesmo. Na luta pela manutenção, um Aves já a pensar, na II Liga, e um conjunto de 4 equipas, o Setubal, O Belenenses, o Tondela e o Portimonense, que das 4, só três ficarão...

Alguma ligeira vantagem para o Portimonense que desde da chegada de Paulo Sérgio, tem feito um trabalho de excelência, um Tondela, todos com um calendário complicado. Conclusão , campeonato emotivo, que ficará para sempre conhecido como o campeonato do COVID 19, e dos jogos sem publico.

Texto por Pedro M.


Reportar artigo?

Comentários


<- Voltar