OndeBola - Onde dá a Bola?

Artigo de Opinião

Quer escrever artigos de opinião? Contacte-nos aqui!.

CHAMPIONS LEAGUE

A Liga milionaria

CHAMPIONS LEAGUE

A Liga dos Campeões da UEFA UEFA Champions League, é uma competição anual de clubes de futebol a nível continental, organizada pela União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) e disputada por clubes europeus. É um dos torneios mais prestigiados do mundo e a competição de clubes mais prestigiada no futebol europeu. Na pratica é a competição, que todos os clubes, jogadores, técnicos, querem disputar, e ganhou tanta importância, que já se luta, e tem como objetivo da época, o chegar a fase de grupos da competição, que propriamente conseguir ser campeão nacional. Este ano completamente diferente, das edições até agora realizadas.

A ausência de publico (ou muito pouco), a cada vez mais abertura a Leste, de clubes que, muito sinceramente, por vezes temos que pesquisar para perceber de que países são oriundos, tornam este CL, naquilo que, provavelmente, seria sempre o seu objetivo, ou seja, um campeonato europeu de clubes. O facto de haver cada vez mais clubes, do Leste europeu, alguns criados, apenas com o intuito de jogar nesta competição, de assim valorizar os seus ativos(jogadores), faz com que, cada vez mais, se esqueça a verdadeira competição, e se torne num negocio de muitos milhões.

As diferenças financeiras, que se foram criando, e também muito á custa deste dinheiro vindo da UEFA, teceu um enorme fosso entre uma, digamos primeira divisão europeia, e uma segunda divisão europeia, com os grandes “colossos europeus”, a contratarem os melhores, e a tornar uma competição, gasta, e quase que diria viciada, isto porquê ?... Simples, entre Real Madrid, Barcelona, Liverpool, Manchester(United e City), Bayern München, Juventus, PSG, com um Atlético de Madrid,a “correr por fora”, e um surpreendente Atlanta, destes 9, possivelmente 4 deles, estarão nas meias finais, ou mesmo final. Perdeu-se as tais agradáveis supressas, de um Ajax, por exemplo, que surpreendia a Europa, com os seus jovens saídos da formação, ou mesmo um PSV, que tantos talentos, deu a conhecer nesta prova, quando ainda se denominava, Taça dos Campeões Europeus, um FC Porto, com jogadores, pouco conhecidos, a encantar a Europa, Steaua București , entre outros que foram maravilhando essa europa do futebol. Com a entrada dos milhões, e milhões, e o alargamento de clubes, porque até dá muito jeito, aquando da votação para a eleição dos órgãos diretivos da UEFA(que também dá muitos milhões), deixou de haver essa parte romântica da CL, e passou a ser sempre para os mesmos.

Na edição de este ano, esperamos que o FCP, consiga ir o mais longe possível, num grupo muito complicado, e um FC Shakhtar Donetsk, que já o ano passado, apresentou um admirável trabalho, por parte do seu treinador Luís Castro, e comprovando isso mesmo na primeira jornada de grupos. Mas deve de ser mais do mesmo, em que os do costume devem sair vencedores.

Artigo por Pedro M.


Reportar artigo?

Comentários


<- Voltar