OndeBola - Onde dá a Bola?

Artigo de Opinião

Quer escrever artigos de opinião? Contacte-nos aqui!.

Liga Europa

Segunda divisão Europeia

Liga Europa

A Liga Europa da UEFA é uma competição continental de clubes de futebol organizada pela União das Associações Europeias de Futebol, a segunda mais prestigiada após à Liga dos Campeões da UEFA. Ou seja, é considerada a 2º divisão da Europa.

Sem tantos atrativos financeiros, sem tanta visibilidade mediática, acaba por ser o parente pobre desta europa milionária do futebol atual. Uma prova sem VAR(que não se consegue entender o porquê desta decisão), que com certeza irá trazer algumas discussões, de decisões tomadas pelas equipas de arbitragem. Também esta competição, ira ser disputada de uma forma completamente diferente, com muito pouco publico, pelo menos para já, tornando ainda menos interessante o desenrolar da fase de grupos.

A Liga Europa pode dividir-se em 2 tipos de equipas, de um lado, as que não conseguiram o grande objetivo europeu, que seria a ingressão na CL, esses são os digamos, os grandes candidatos, e depois as outras equipas, que só chegariam as competições europeias, beneficiando do tal alargamento de clubes participantes, e outros, que são criados de raiz para precisamente, unicamente jogarem, e valorizarem os ativos(jogadores), na Europa, interessando pouco os respetivos campeonatos nacionais.

A Liga Europa, tem sido igualmente, uma competição, para clubes, no nosso caso, o SC Braga, que depois da afirmação nacional como um dos grandes clubes portugueses, vai afirmando-se na Europa, com as suas participações regulares na fase de grupos, e neste caso, esta competição, vai ajudando, clubes, que com esforço e organização, vão conseguindo, ir ganhando traquejo nesta coisa das competições europeias. Outra ventante curiosa desta Liga Europa, é ouvirmos, e vermos jogar, equipas, que noutros tempos, nos havíamos habituado e jogar na extinta Taça dos Campeões Europeus, como é o caso do Feynoord, do Estrela vermelha, do Rapid Viena, o Legia Varsovia, entre outros.

Para este ano, esperamos um Benfica que pode chegar longe na competição, juntamente, com o AC Milan, a AS Roma, o Arsenal FC, e o Napoli, serão os grandes candidatos a ganhar a competição. Do Braga, poderemos esperar uma boa prova.

Texto por Pedro M.

 


Reportar artigo?

Comentários


<- Voltar