OndeBola - Onde dá a Bola?

Artigo de Opinião

Quer escrever artigos de opinião? Contacte-nos aqui!.

O Leão perde gás

Apesar das 26 Jornadas sem derrotas...

O Leão perde gás

Este Sporting de Ruben Amorim é um caso no futebol português que merece ser analisado, a excelente campanha que tem vindo a fazer no campeonato, contra todas as mais otimistas expectativas dos adeptos leoninos e até do mundo do futebol em Portugal.

A verdade é que ontem, o Sporting igualou a melhor série de sempre da sua história, 26 partidas no campeonato sem derrotas e embora se note que a equipa tem apresentado mais dificuldades em chegar ao golo e com isso parece estar a perder gás nesta reta final da competição. Os dois empates nestas últimas duas jornadas mostram que a estrelinha de Ruben Amorim não acontece sempre e apesar da boa réplica dos adversários, Moreirense e Famalicão, o Sporting fez o suficiente para vencer.

Em duas jornadas, os leões desperdiçaram 4 pontos e isso é um rastilho de motivação nos seus rivais e tanto Porto como Benfica aproveitaram bem estas escorregadelas do Sporting e quando estamos a 8 jornadas do fim, a vantagem baixou de 10 pts para 6 pts em relação ao segundo classificado Porto e de 13 para 9 em relação ao Benfica. Vai ser portanto, uma reta final emocionante e escaldante com o Sporting a tentar fazer tudo para se manter na liderança, com o Porto mais motivado que nunca a lançar o ataque feroz à liderança e com o Benfica ainda à espreita de mais deslizes dos seus rivais.
 Curiosamente, é no campeonato frente aos ditos mais pequenos, que o Sporting tem perdido pontos e só o Famalicão roubou esta época 4 dos 6 pontos possíveis ao leão que como se sabe, empatou também duas vezes com o Porto, e com o mesmo desfecho frente a Rio Ave e Moreirense.

O Sporting leva 26 jornadas sem derrotas, é um feito impressionante numa equipa, que no inicio do campeonato tinha um objetivo bem claro e definido, entrar na Liga dos Campeões, fosse pela entrada direta na Fase de Grupos ou através de uma Pré Eliminatória e para isso bastava alcançar o 3º lugar da Liga. Mas nesta fase do campeonato, o desafio é mais elevado, a liderança faz sonhar com outras conquistas e se a entrada na liga milionária a juntar à conquista da Taça da Liga já seria um feito muito positivo, a verdade é que ser campeão seria a cereja no topo do bolo e na cabeça dos seus adeptos é essa conquista que faz sonhar muitos sportinguistas à 20 anos.

O discurso dos responsáveis leoninos, principalmente de Ruben Amorim tem sido coerente ao longo da época, quer quando os leões tinham 1 ponto ou 10 de vantagem e vai ser assim até final. Com um discurso sério, responsável e realista, e é com os pés bem assentes no chão que os leões vão encarar o que falta do resto do campeonato. Tudo ainda pode acontecer, mesmo aqueles que comentadores e paineleiros especialistas da bola que já davam o Sporting como campeão há dois meses, hoje têm de se conter, porque ninguém do Sporting veio publicamente assumir a candidatura ao título apesar da enorme pressão da comunicação social nesse sentido e como Ruben Amorim sempre disse, é jogo a jogo e no fim fazem-se as contas.

Filipe Simões


Reportar artigo?

Comentários


<- Voltar