OndeBola - Onde dá a Bola?

Artigo de Opinião

Quer escrever artigos de opinião? Contacte-nos aqui!.

A imagem do futebol Portugues

Imagem de marca

A imagem do futebol Portugues

Nestas últimas 2/3 semanas, temos assistido a alguns “episódios”, no mínimo menos abonatórios para a imagem, e para o futebol português.

Todos os agentes desportivos, deveriam de ter a obrigação, sim a obrigação de dar exemplos, e tentar dignificar ao máximo aquilo, que lhes dá sustento, a profissão que escolheram, como modo de vida. E refiro-me a todos, desde dirigentes, jogadores, treinadores, técnicos de equipamento, equipas médias, etc., etc.

Talvez um dos grandes problemas, do nosso futebol, é a mentalidade, de só olharmos para o “nosso umbigo”, ou seja, se ganhamos, mesmo que seja com um lance irregular, os árbitros, são humanos, também erram, e por aí fora, se por acaso não ganhamos, ou perdemos, com o mesmo lance irregular, os árbitros já são apelidados de tudo e mais alguma coisa, ou pior ainda, como se tem vindo a verificar, a culpa dos maus resultados, e sempre do arbitro, ou disto, ou daquilo, e nunca de erros próprios, ou de dias maus.

Era necessário mudar esta mentalidade, e não assistir a espetáculos, como o de Portimão, onde dois treinadores, se travam de razões, sendo necessário a intervenção de terceiros, para não ser ainda maior essa vergonha, ou um treinador, ou diretor desportivo, durante um jogo, num lance que acha que foi prejudicado, estar ali a discutir, com árbitros, como se isso lhe resolvesse o problema, ou quando a sua equipa marca um golo no fim, desrespeitar por absoluto o adversário, e o próprio futebol em si, com gestos obscenos, simplesmente lamentáveis, ou mesmo no fim de um jogo, ver um treinador, que a primeira atitude, que tem é ir direito ao arbitro, pedir justificações. É verdade, que igualmente aqui poderíamos falar da clara falta de qualidade técnica, e humana, que por vezes observamos nas equipas de arbitragem, mas isso poderá ser para um próximo artigo. Se queremos tanto compararmo-nos com o futebol de Inglaterra, Alemanha, que se copie, os comportamentos, e respeito que nesses países têm pelo futebol. Além de ser um péssimo exemplo, para jovens que estão na formação dos clubes, e claro está vêm jogos na televisão, e vão seguir esses maus exemplos, estas atitudes, e comportamentos, só prejudicam, e em muito o futebol português, e a sua imagem, afastando desta forma, possíveis patrocinadores, que poderiam dar outro destaque internacional á nossa Liga, ou mesmo jogadores, com alguma craveira internacional, que possam estar interessados em vir jogar para cá.  E não vale a pena dizer, que este ou aquele, seja de que clube for, que é um exemplo, porque quando se começa a perder, acabam todos por fazer os mesmos comportamentos.


Reportar artigo?

Comentários


<- Voltar