OndeBola - Onde dá a Bola?

Artigo de Opinião

Quer escrever artigos de opinião? Contacte-nos aqui!.

Frederico Varandas - O Presidente papa títulos

Mandato de Ouro...

Frederico Varandas - O Presidente papa títulos

O Presidente do Sporting Frederico Varandas está a tornar-se um caso sério há frente dos leões com conquistas atrás de conquistas, no futebol e nas demais modalidades que o clube tem. Só nesta época 2020 / 2021 foram 10 os títulos conquistados, o que mostra bem do poderio verde e branco.

Amado por uns, odiados por outros, mesmo sem o dom da comunicação, o líder leonino mostra no terreno mais competência e é um Presidente realista, vai a jogo com o que tem, não gasta o que não tem, aposta na formação e com isso tem conquistado vários títulos desde que foi eleito Presidente do Sporting a 8 Setembro 2018.

Nos últimos dois fins de semana, os sportinguistas puderam festejar o título nacional de futsal na casa do rival Benfica e ontem festejaram o título nacional de hóquei em patins na casa do rival Porto. Isto é sem dúvida ouro, é juntar o útil ao agradável, vencer é bom, mas vencer na casa dos rivais é maravilhoso. Mas a cereja no topo do bolo é sem dúvida, a conquista do campeonato nacional de futebol 19 anos depois.

A verdade é que Frederico Varandas ainda não fez 3 anos como líder dos leões e goste ou não se goste da sua maneira de ser, a verdade é que hoje o Sporting é um clube temido e não um clube alvo de chacota como era há bem pouco tempo.

Se o Sporting vencer a Supertaça Cândido de Oliveira no próximo dia 31 Julho, desde que é presidente dos leões, Frederico Varandas conquista tantos títulos como os seus rivais juntos, o que é notável.
Mas nem tudo é perfeito, o desinvestimento e os cortes orçamentais nas finanças do clube, levou ao fim do ciclismo, uma modalidade querida nos sportinguistas ou não fosse Joaquim Agostinho e Marco Chagas verdadeiros leões com muitas conquistas com a camisola leonina, o futebol feminino deixou de ganhar e o andebol também não soma qualquer título. É aqui que Frederico Varandas tem de reformular as coisas e se o ciclismo parece não contar para já, para o líder leonino, no futebol feminino e no andebol já se trabalha para mudar as coisas e voltar a conquistar títulos.

Tem sido público as quezílias entre Frederico Varandas e Pinto da Costa, e apesar do líder dos dragões ter um palmarés único e ganhador, a verdade é que no duelo de Presidentes entre finais e meias finais das diversas competições no futebol e modalidades, o Presidente leonino leva 10 vitórias contra uma de Pinto da Costa. Já contra Luís Filipe Vieira, o líder encarnado foi superior esta época no Futebol Feminino e no Voleibol, sendo que no resto, Frederico Varandas não deu hipóteses.

Títulos de Frederico Varandas enquanto Presidente do Sporting no Futebol e principais modalidades.

Futebol Masculino - 1 Campeonato, 1 Taça de Portugal e 2 Taças da Liga.

Futsal - 2 Campeonatos, 3 Taças de Portugal, 1 Taça da Liga, 2 Supertaças e 2 UEFA Futsal Champions League.

Hóquei - 1 Campeonato, 1 Taça Continental, 2 Taças dos Campeões Europeus ou Ligas Europeias

Atletismo - 2 Taças Campeão Europeu Corta Mato Feminino, 2 Campeonatos Nacionais Pista Coberta Feminino, 2 Campeonatos Nacionais Corta Mato Feminino, 2 Campeonatos Nacionais Corta Mato Masculino, 1 Campeonato Nacional Estrada Masculino e 2 Campeonatos Nacionais Estrada Femininos.

Voleibol - 1 Taça de Portugal Masculino, 1 Taça Federação Feminino.

Basquetebol - 1 Campeonato, 2 Taças de Portugal.


O Sporting com Frederico Varandas tem ainda conquistado vários títulos em outras modalidades de menor expressão.

Ténis de Mesa - 3 Campeonatos Masculino, 3 Taças de Portugal, 3 Supertaças e 1 Campeonato Nacional Feminino.

Râguebi - 2 Campeonatos Nacionais Sevens Feminino, 2 Campeonatos Nacionais de XIII Femininos, 2 Taças Ibéricas de XV Feminino, 2 Supertaças Sevens Feminino, 2 Taças de Portugal Feminino e 1 Campeonato Nacional XV Feminino.

Judo - 2 Campeonatos Nacionais e 2 Taças dos Campeões Europeus.

Goalball - 3 Campeonatos Nacionais Masculinos, 2 Campeonatos Nacionais Femininos, 2 Taças de Portugal Masculino, 2 Taças de Portugal Feminino, 2 Taças Campeões Europeus Masculino.

Só no próximo dia 8 Setembro de 2021, Frederico Varandas completa o seu 3 ano como Presidente do Sporting e promete continuar neste caminho, vencer com responsabilidade e deixando o clube financeiramente sustentável e goste ou não se goste, já é um Presidente vencedor.

Filipe Simões

 

 


Reportar artigo?

Comentários


<- Voltar