OndeBola - Onde dá a Bola?

Artigo de Opinião

Quer escrever artigos de opinião? Contacte-nos aqui!.

EURO 2020 - PORTUGAL NOS OITAVOS

Bélgica, um problema difícil de ultrapassar...

EURO 2020 - PORTUGAL NOS OITAVOS

 A Seleção Nacional Portuguesa vai disputar amanhã os oitavos de final do Campeonato da Europa, frente à poderosa Bélgica que é apenas a número 1 no ranking mundial de Seleções.

Portugal que no Grupo F tinha a tarefa mais complicada, pois era considerado o grupo da morte onde apanhou pela frente dois campeões do mundo como a França e a Alemanha e ainda a chata Hungria, sabia que tinha de estar no seu melhor para seguir em frente, afinal, é o campeão europeu em título.

Com uma vitória, um empate e uma derrota, a Seleção Nacional avançou mesmo para os oitavos e vai defrontar a 1ª classificada do Grupo B, a poderosa Bélgica.

 Os belgas à partida tinham a tarefa mais fácil, pois no seu grupo tinham a Dinamarca, Rússia e estreante Finlândia, e diga-se de passagem que o russos foram uma desilusão. A Dinamarca que viveu o drama Erikson ainda conseguiu se apurar na última jornada da fase de grupos, ficando fora de competição finlandeses e russos.

  O sorteio não tem sido fácil para Portugal, depois de calhar no grupo da morte, resolvida esta questão, tem agora pela frente a Bélgica e já sabe que se seguir em frente irá ter como adversário o vencedor do jogo Itália e Áustria nos quartos final.

O selecionador nacional Fernando Santos terá de aplicar a mesma formula de Ruben Amorim, jogo a jogo até à vitória final, sendo que ao nível de um Campeonato da Europa é mais complicado essa consistência, sendo um jogo a eliminar e qualquer erro pode ser o fim. O caminho até à final é longo e difícil, mas tudo é possível, e em caso de vitória frente aos belgas, Portugal já sabe que vai ter de vencer nos quartos italianos ou austríacos, e nas meias finais de novo a França, ainda a Espanha, sem descurar a possibilidade de Suíça e Croácia terem ainda uma palavra a dizer.

Se não houver muitas surpresas nos outros jogos e Portugal for competente no seu jogo, nas meias finais poderá haver um Portugal - França ou um Portugal Espanha. Mas estes oitavos de final trazem um duelo interessante e que promete ser intenso, onde a Alemanha irá medir forças com a Inglaterra, numa quase final antecipada e cujo as casas de apostas dão a vitória de Inglaterra como certa, analisando o que foi a fase de grupos das duas seleções, mas ninguém se pode esquecer da força dos alemães.
 Estes oitavos de final têm ainda os seguintes jogos, os Países Baixos defrontam os Checos, a Suécia frente à Ucrânia, Espanha contra a Croácia, um França vs Suíça, Itália contra a Áustria e finalmente a Dinamarca mede forças com o País de Gales.

 Mas neste Europeu, o Portugal - Bélgica traz outro duelo, frente a frente dois monstros, Ronaldo vs Lukaku, na luta pelo troféu de melhor marcador da competição, para já com o português na liderança com 5 golos contra os 3 golos do belga.
 Em suma, temos jogos para todos os gostos, onde Portugal irá tentar vencer novamente os belgas e o histórico de confrontos diz que a nossa Seleção tem sido melhor. Nos últimos 21 anos, Portugal e Bélgica encontraram-se por 5 vezes, sendo que a equipa lusa obteve 3 vitórias e 2 empates contra os belgas, aliás, é preciso recuar até ao longínquo ano de 1989 para anotar a última vitória da Bélgica sobre Portugal e por números esclarecedores de 3-0.

 Se a Seleção Portuguesa está em renovação, onde os veteranos Ronaldo, Pepe, Moutinho e Fonte se misturam na juventude de Bernardo Silva, Palhinha, Nuno Mendes, Diogo Jota, Gonçalo Guedes, Rafa, Ruben Dias, etc... a verdade é que neste momento estamos perante a melhor geração de sempre da Bélgica e segundo os especialistas, eles estão sedentos de ganhar e muitos vêm este Europeu como a última possibilidade da geração Hazard e De Bruyne vencer algo pelo seu país.

 O transfermarket também fez as contas aos milhões que valem cada Seleção presente neste europeu e se os 26 jogadores de Portugal estão avaliados em 828 milhões de euros, a Bélgica está avaliada em 669 milhões de euros, mas isto são apenas números, e é no campo que se resolvem as coisas e só o mais eficaz e competente seguirá em frente.

 


Reportar artigo?

Comentários


<- Voltar