O Euro 2024 está quase aí!
Quem sairá vencedor?
Um estudo do Observatório do Futebol “CIES” coloca a Alemanha como grande favorito para o Europeu que aí vem. Seguido por Espanha, França, Inglaterra e Portugal. Na nossa opinião, o Top 5 está correcto, mas não necessariamente por esta ordem. Não querendo ser pessimista, a equipa Alemã tem nas suas fileiras muita qualidade, e qualidade daquela que não brilha tanto a nível individual, mas que tem no seu colectivo a sua grande arma. Jogando em casa, poderão usar esse trunfo para serem ainda mais letais.
De seguida, surge Espanha – a nosso ver, a Selecção espanhola não é a segunda favorita neste Europeu. Tem algum talento, tem um estilo de jogo já conhecido, no entanto, faltam-lhe jogadores de classe mundial em todos os sectores. Lamine Yamal poderá ser a grande surpresa. O menino de 16 anos já disse que irá levar os trabalhos de casa para fazer durante o Europeu. Uma atitude de louvar e que deverá servir de exemplo, não só para os jovens que aspiram a singrar no futebol, mas sobretudo para os pais, que os deveriam alertar de que os livros são os únicos que os poderão salvar de uma vida adulta de insucesso, caso o longínquo sonho de se tornarem futebolistas não se concretize.
Em terceiro lugar, surge França. Os Gauleses estão, a nosso ver, ao mesmo nível da Alemanha, sendo até superiores a todas as outras equipas se formos analisar apenas o talento individual. Sem exagero, se França escolhesse dois onzes diferentes, ambos poderiam muito bem ser candidatos ao Título. Mbappé e companhia formam um plantel de luxo que dará certamente grandes espetáculos durante o próximo mês.
Os Ingleses são outra equipa que, embora não tenha tantas estrelas como Portugal e França, apresenta um colectivo forte e com argumentos muito perigosos. Kane será muito bem acompanhado pelos felinos Foden e Palmer e prometem ser um perigo constante.
A terminar esta lista surge (a nosso ver, mal) Portugal. Com todo o respeito por todas as Selecções, apenas França pode rivalizar com Portugal em termos de talento individual. Se o colectivo da equipa das Quinas funcionar – como tem funcionado durante o apuramento em que atropelámos os dez rivais que se colocaram no nosso caminho, somos o principal favorito a par da Alemanha e de França. Ronaldo está “louco”!. Com 39 anos, parecia um míudo de vinte e poucos anos neste último jogo. Após tantos anos, ainda tem uma fome pelo golo quase doentia e que tão bem lhe fica. Depois, Bernardo Silva e Bruno Fernandes são dois maestros. Patriotismos à parte, existem muito poucos jogadores que naquela zona do campo se superiorizem a estes dois. Enquanto os outros pensam, já eles estão a executar. Leão é uma seta e nenhum defesa o acompanha (alguém que o vá acordando durante os jogos, sff), Palhinha será um muro num meio campo onde também irá surgir Ruben Neves e João Neves, à vez. Nas laterais, o melhor lateral do mundo – Cancelo, e do outro lado, o melhor jogador desta época do Manchester United – Dalot. Dependendo do sistema táctico, que irá variar entre o 3-5-2/3-4-3 e o 4-4-2 (estas formações são meramente indicativas, tendo em conta a constante movimentação dos jogadores em campo), teremos Rúben Dias acompanhado pelo eterno Pepe e um dos “míudos”, ou Silva ou Inácio. Na baliza, o seguro Diogo Costa, que será uma grande ajuda nas saídas de bola com os pés.
Temos todos os ingredientes para um excelente europeu!. E desse lado, quais são as vossas expectativas?
Oiçam as nossas escolhas na 14ª edição da Tribo do Futebol:
Gustavo Andrade