Sporting CP - 2024/2025
Leão rejuvenescido em pose de Campeão
Os leões começam a nova época com o título de campeão da época transata e querem atingir o feito de serem bicampeões (sendo a última vez na época de 1951/1952). Pode-se dizer que o principal reforço foi a permanência de Rúben Amorim, que parte para a sua 6.ª época ao comando dos leões.
A nível interno, espera-se que a equipa consiga ser competitiva ao máximo, tentando chegar até às finais das taças, e vencer as mesmas, bem como alcançar o título novamente. Contudo, será na Liga dos Campeões que vai ser posta à prova a capacidade coletiva do clube, sendo que com o técnico Português a equipa conseguiu chegar aos oitavos na época 2021/2022 sendo eliminado pelo Manchester City (apesar do sorteio que na altura foi fortemente contestado, já que os leões iam defrontar a Juventus que acabaria por ser eliminada pelo Villarreal).
Começando pela baliza, a saída de Adán será o presságio para aquilo que foram as principais saídas do Sporting, ou seja, jogadores com mais experiência a saírem. Para o seu lugar, Kovacevic que será, em princípio, o guarda-redes que se vai assumir a titular mas pode-se dizer que tanto Israel como Diogo Pinto estarão à espreita (estando na minha opinião, o Português um pouco mais em vantagem em relação ao uruguaio, pela sua qualidade e boa impressão que teve na final da taça contra o FC Porto).
Na defesa, a saída de Coates é uma perda incontestável e poderá ter um impacto enorme para os leões (apesar de notar-se uma ligeira decadência na sua qualidade de jogo na época passada, era e será sempre uma das figuras do clube). Luís Neto também saiu, colocando o centro da defesa com idades bem tenras, a maioria tem menos de 23 anos (só St Juste e Matheus Reis, se jogar lá, estão acima desta idade). Para as laterais, Catamo e Fresneda parecem ser os jogadores da ala direita e para a ala esquerda será para Nuno Santos e Quenda (com Matheus Reis a ser opção), com isto pode-se por colocar em causa uma possível saída de Ricardo Esgaio (outro veterano).
O meio campo será certamente o setor com mais estabilidade e pode-se dizer que sai reforçado após as experiências de Essugo e Mateus Fernandes no Chaves e Estoril, respetivamente, que levou a que ambos saíssem com imagem reforçada e juntando-se a Hjulmand, Morita e Bragança. Sendo que possíveis reforços (ou saídas) de jogadores podem estar em equação.
Para o ataque, os leões estão entregues aquele que foi um trio determinante e assustador. Gyökeres, Pote e Trincão (se este último estiver em boa forma) voltarão a fazer estragos, contando ainda com a imprevisibilidade de Marcus Edwards. Embora, este é um dos setores que ainda deve ser reforçado com mais 1 ou 2 jogadores, devido (novamente) a saída do experiente e icónico Paulinho. Para já, Rodrigo Ribeiro e Rafael Nel poderão dar o seu melhor e tentar ocupar um lugar mais seguro no plantel.
Veja o plantel completo no site oficial do Sporting.
Seguem as minhas previsões para a próxima época:
- Jogador da Época: Gyökeres
- Revelação da Época: Mateus Fernandes
- Contratação da Época*: Debast
- 11 inicial para o início da época:
Veja video sobre a Pré-Época do Sporting:
Texto por André Reis
* À data de publicação deste artigo