FC Porto - 2024/2025
Depois da tormenta teremos o regresso de um super Dragão?
O FC Porto entra na nova época de cara lavada e com a necessidade de virar uma página que muito manchou o clube. Com a entrada de AVB, todos esperam que o clube traga novas ideias, mas tendo ciente as dificuldades que está a enfrentar. Por isso, Vítor Bruno parece ser a decisão correta para esta nova mudança, um homem com conhecimento profundo dos jogadores que tem em mão e com a capacidade de adaptar a equipa ao seu estilo com pequenas nuances do passado recente.
A nível interno, as taças são sempre objetivo, sendo que a Taça da Liga foi sempre vista como objetivo secundário (principalmente após a conquista recente), por isso o objetivo principal será mesmo ser campeão. A nível externo, a Liga Europa será, provavelmente, vista como forma de angariar dinheiro em vez do prestígio que esta competição tem em relação à Champions. E, tal como o Benfica, os dragões estão no Mundial de Clubes, onde poderão brilhar em torno dos grandes tubarões do futebol.
Na baliza, dúvidas não existirão caso Diogo Costa não saia; contudo, este poderá ser o jogador que dará mais receita aos cofres do FC Porto e será mesmo o jogador mais cobiçado. Para isso, Cláudio Ramos parece estar a ser preparado para ter a sua época de eleição e Samuel Portugal estará também ansioso para somar os primeiros minutos oficiais.
No centro da defesa, tudo dependerá do estilo de jogo que VB escolher, já que poderá optar por 2 ou 3 centrais. Apesar da saída de Pepe, o clube deposita esperanças em Zé Pedro e Otávio, que acabaram a época passada, e num regresso de um “novo” David Carmo. Este último ainda poderá estar de saída, e um novo central poderá chegar. Para os defesas laterais, a aposta será em João Mário e Martim no flanco direito, e no flanco esquerdo terá Wendell e Zaidu, embora seja para a posição de canhoto que um reforço possa chegar.
O setor mais interessante de analisar será o meio campo, já que o técnico apostará no reforço do miolo, com 3 médios em vez dos 2 que eram norma na escolha de Sérgio Conceição. Para este setor, o clube parece estar bem reforçado, e Vasco Sousa terá a sua oportunidade de ouro, bem como Rodrigo Mora, que aproveitará para jogar numa posição de médio mais ofensivo quando o meio campo estiver numa formação de triângulo.
Para extremos, os dragões concentram verdadeiros diamantes e serão sempre a fonte de desequilíbrio, algo que já acontecia na época passada com Galeno, Pepê e Francisco Conceição. A Ponta de Lança, a luta será feroz já que de momento existem 4 jogadores para apenas 1 posição, sendo que Evanilson tem o nome mais pesado mas ainda está um pouco longe dos grandes números. Será interessante perceber, contudo, se Iván Jaime, André Franco e Toni Martinez terão a sua verdadeira oportunidade de mostrar que fizeram falta na reta final da época passada.
Veja o plantel completo no site oficial do FC Porto
Seguem as minhas previsões para a próxima época:
- Jogador da Época: Nico González
- Revelação da Época: Rodrigo Mora
- Contratação da Época*: (nenhuma até ao momento)
- 11 inicial para o início da época:
Veja vídeo oficial da apresentação da equipa do FC Porto (2024/2025) aos adeptos:
Texto por André Reis
* À data de publicação deste artigo