Breves do derby
Liga NOS 2016/2017 - SL Benfica 2-1 Sporting CP
Jogo bastante disputado por duas equipas à procura de dar a volta a fases menos boas. Benfica vinha de duas derrotas consecutivas (Marítimo e Nápoles) e o Sporting de uma humilhante derrota em Varsóvia que os afastou do acesso à Liga Europa.
Na primeira parte o jogo foi mais lutado do que bem jogado e o resultado ao intervalo reflectia a qualidade individual dos jogadores do Benfica que foram capazes de, em contra ataque, desenvolver dois lances de perigo que resultaram em um golo.
Rafa foi protagonista nos dois, mas se a decisão fosse a melhor nas duas situações o resultado podia até ter chegado mais dilatado ao intervalo.

A segunda parte foi bastante diferente e trouxe ao de cima a maior qualidade colectiva de Sporting que, apesar de menos qualidade individual, consegue criar mais e melhores situações de perigo. Juntando a isto um controlo da profundidade duvidoso e um André Almeida sem qualidade para este tipo de jogos e temos parte da explicação para o desequilíbrio.

André Almeida fez um jogo péssimo e pôs em causa o resultado final por mais do que uma ocasião. O momento do golo do Sporting é um exemplo, mas haveria vários que podiam ser expostos. Estivesse Almeida onde mostra a imagem e podia facilmente atacar a bola de frente com Bas Dost dificultando a vida ao Holandês. Gélson ficava sem marcação, mas A. Almeida poderia facilmente ajustar a posição e sair na bola caso esta fosse cruzada para o extremo leonino.

Por falar em laterais limitados, ficou mais uma vez provado o que aqui venho dizendo há bastante tempo. Os laterais do Sporting não têm nível para um candidato ao título (nenhum dos 4!). As dificuldades estão à vista no segundo golo do Benfica. Mesmo quando está bem posicionado e com clara vantagem, J. Pereira consegue perder o lance para Jimenez que não faz mais do que atacar a bola.

Com outra qualidade individual em 2 ou 3 posições, o Sporting estaria confortavelmente no primeiro lugar. Assim, com a diferença de qualidade especialmente para o Benfica a luta continua, com clara vantagem para os encarnados. A maioria dos suplentes do Benfica eram titulares no Sporting. Isto diz muito sobre os resultados até ao momento.
Texto por Telmo Frias
deverá aparecer no ecrã principal do seu telemóvel como se fosse uma app. Passe a usar esse icon para abrir o site OndeBola.